imagem-bananas-beneficios-para-a-saude

Banana - Benefícios para a saúde, fatos, pesquisas

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo por uma boa razão. Come-la pode ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir os riscos de câncer e asma.

Hoje as bananas são cultivadas em pelo menos 107 países e estão classificadas em quarto lugar entre as culturas alimentares de valor monetário no mundo. Os americanos consomem mais bananas do que maçãs e laranjas combinadas.

Com o mundo consumindo tantas bananas, não é de se surpreender que as pessoas estejam fazendo a pergunta: as bananas são boas para você?

Este artigo fará um exame nos potenciais benefícios das bananas à saúde, tais como melhorar a saúde do coração e promover a regularidade. Ele também examina os possíveis riscos à saúde associados a elas.


Possíveis benefícios das bananas para a saúde

Abaixo estão listados os possíveis benefícios à saúde associados com bananas. É importante notar que mais estudos são necessários antes que estas ligações de benefícios sejam definitivas.


1) Pressão sanguínea

Manter uma entrada baixa de sódio é essencial para abaixar a pressão sanguínea, porém o aumento do consumo de potássio pode ser apenas importante por causa de seus efeitos de vasodilatação. De acordo com a National Health and Nutrition Examination Survey, menos de 2% dos adultos americanos cumprem a recomendação diária de 4.700 mg.

Além disso, nota-se que uma alta ingestão de potássio está associada a uma diminuição de 20% do risco de morrer por todas as causas.


2) Asma

Um estudo conduzido pelo Imperial College de Londres descobriu que as crianças que comiam apenas uma banana por dia tinham 34% menos chance de desenvolver asma.


3) Câncer

Consumir bananas, laranjas e suco de laranja nos primeiros dois anos de vida pode reduzir o risco de desenvolver leucemia infantil. Como uma boa fonte de vitamina C, as bananas podem ajudar a combater a formação de radicais livres conhecidos por causar câncer. As altas ingestões de fibras de frutas e vegetais, como as bananas, estão associadas a um menor risco de câncer colorretal.


4) Saúde do coração

O teor de fibra, potássio, vitamina C e B6 em bananas apoiam a saúde do coração. Um aumento na ingestão de potássio, juntamente com uma diminuição da ingestão de sódio é a mudança dietética mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir o risco de doença cardiovascular, de acordo com Mark Houston, professor associado de medicina da Vanderbilt Medical School e diretor do Instituto de Hipertensão no Hospital St Thomas, no Tennessee.

Em um estudo, aqueles que consumiram 4.069 mg de potássio por dia tiveram um risco 49% menor de morte por doença isquêmica do coração em comparação com aqueles que consumiram menos potássio (cerca de 1.000 mg por dia).

A ingestão elevada de potássio também está associada a uma redução do risco de acidente vascular cerebral, à proteção contra a perda de massa muscular, à preservação da densidade mineral óssea e à redução da formação de cálculos renais.


5) Diabetes

Estudos têm demonstrado que os diabéticos tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue e os diabéticos tipo 2 podem ter níveis mais elevados de açúcar no sangue, lipídios e insulina. Uma banana média fornece cerca de 3 gramas de fibra.

As orientações dietéticas para os americanos recomenda 21-25 g por dia para as mulheres e 30-38 g por dia para os homens.


6) Saúde digestiva

Alimentos como molho de maçã e bananas são recomendados para tratamento de diarreia. Eles são parte de uma abordagem conhecida como a dieta BRAT; Isto significa bananas, arroz, compota de maçã e torradas.

Eletrólitos como o potássio são perdidos em grandes quantidades durante episódios de diarreia e podem fazer com que os afetados se sintam fracos. As bananas podem substituir estes nutrientes perdidos.

Bananas também podem ajudar a promover a regularidade e repor reservas de potássio.


7) Preservar a memória e aumentar o humor

Bananas também contêm triptofano, um aminoácido que os estudos sugerem desempenhar um papel na preservação da memória e aumentar o seu humor.


Benefícios de potássio para a saúde

Bananas

As bananas são ricas em potássio e contêm bons níveis de proteína e fibra dietética.

As bananas são ricas em um mineral chamado potássio. Este mineral é importante, pois ajuda a manter os níveis de líquido no corpo e regula o movimento de nutrientes e resíduos de produtos dentro e fora das células.

O potássio também ajuda os músculos a contrair as células nervosas a responder. Ele mantém o coração batendo regularmente e pode reduzir o efeito do sódio sobre a pressão arterial.

Potássio pode reduzir o risco de cálculos renais. Por sua vez, os rins saudáveis ​​certificam-se de que a quantidade correta de potássio seja mantida no corpo.

Uma banana de tamanho médio contém 422 miligramas de potássio.


Perfil nutricional das bananas

Uma porção de banana é considerada como sendo cerca de 126 gramas. Uma porção de banana contém 110 calorias, 30 gramas de carboidratos e 1 grama de proteína. As bananas são naturalmente livres de gordura, colesterol e sódio.

Bananas fornecem uma variedade de vitaminas e minerais:

  • Vitamina B6 - 0,5 mg
  • Manganês - 3 mg
  • Vitamina C - 9 mg
  • Potássio - 450 mg
  • Fibra dietética - 3 g
  • Proteína - 1 g
  • Magnésio - 34 mg
  • Folato - 25,0 mcg
  • Riboflavina - 1 mg
  • Niacina - 0,8 mg
  • Vitamina A - 81 UI
  • Ferro - 3 mg


A ingestão recomendada de potássio para adultos é de 4.700 miligramas por dia.


Incorporando mais bananas em sua dieta

Adicione uma banana cortada no seu cereal matinal ou com aveia para um lanche da manhã mais nutritivo.

Bananas frescas estão disponíveis durante todo o ano. Ao contrário de outras frutas, o processo de amadurecimento das bananas não desacelera após serem colhidas. As bananas devem ser armazenadas à temperatura ambiente.

Quanto mais quente a temperatura, mais rápidas as bananas irão amadurecer. No entanto, para retardar a maturação, as bananas devem ser refrigeradas. A casca externa da banana vai escurecer, mas a própria banana permanecerá intacta por mais tempo.

Para incentivar a maturação mais rápida, coloque a banana em um saco de papel marrom à temperatura ambiente.

Em 2008, uma moda popular da dieta conhecida como a dieta da banana da manhã recomendou comer uma banana na manhã junto com água, comer um almoço normal e jantar antes das 20hs.

Como o molho de maçã, as bananas maduras podem ser usadas em produtos assados ​​para substituir o óleo ou a manteiga. Purê de bananas umedece naturalmente o doce sabor muffins, biscoitos e bolos.


Riscos e precauções

Beta-bloqueadores, um tipo de medicação mais comumente prescrito para doenças cardíacas, pode aumentar os níveis de potássio no sangue. Alimentos ricos em potássio, como bananas, devem ser consumidos com moderação ao tomar beta-bloqueadores.

Consumir muito potássio pode ser prejudicial para aqueles cujos rins não são totalmente funcionais. Se seus rins são incapazes de remover o excesso de potássio do sangue, pode ser fatal.

Dr. Peter S. Gelfand, que pratica Medicina Interna em Long Beach NY, diz:

"Certos medicamentos utilizados para doenças cardíacas e hipertensão têm o potencial de aumentar os níveis de potássio. Exemplos incluem certos beta-bloqueadores como Labetalol, medicamentos que funcionam bloqueando as ações da hormona aldosterona como Lisinopril e Losartan, e certos diuréticos como Spironolactone e Eplerenona. Esta é uma lista parcial apenas, e você deve consultar com seu médico se os níveis de potássio se tornar uma preocupação".

Algumas pessoas podem ter alergia a bananas. Se alguém com uma alergia à banana come uma banana, pode experimentar sintomas na boca e garganta, como coceira, urticária, inchaço e chiado.

As bananas podem desencadear enxaquecas em algumas pessoas. As pessoas que frequentemente experimentam dores de cabeça de enxaqueca são aconselhados a comer não mais de meia banana diariamente.

As bananas também contêm muita fibra. Comer muita fibra pode levar a inchaço, gás e cólicas no estômago.

Este artigo foi publicado originalmente em medicalnewstoday.com