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Chocolate - Benefícios e riscos para a saúde

Na próxima vez que você comer um pedaço de chocolate, talvez não precise se sentir tão culpado por isso. Apesar de sua má reputação por causar ganho de peso, uma série de benefícios à saúde podem estar associados a este delicioso alimento.

O chocolate é feito de sementes tropicais da árvore de cacau (Theobroma cacao). Seu primeiro uso remonta à civilização olmeca na Mesoamérica.

Após a descoberta europeia das Américas, o chocolate se tornou muito popular no mundo todo e sua demanda explodiu.

Desde então, o chocolate se tornou um produto alimentar popular que milhões apreciam todos os dias, graças ao seu sabor único, rico e doce.

Mas que efeito comer chocolate tem em nossa saúde?
 

Fatos rápidos sobre chocolate

Aqui estão alguns pontos-chave sobre o chocolate. 

  • O consumo de chocolate tem sido associado a condições como diabetes, doenças coronárias e hipertensão.
  • Acredita-se que o chocolate contém altos níveis de antioxidantes.
  • Alguns estudos sugeriram que o chocolate pode reduzir os níveis de colesterol e prevenir o declínio da memória.
  • O chocolate contém um grande número de calorias.
  • Pessoas que procuram perder ou manter o peso devem comer chocolate com moderação.
     

Benefícios

Pesquisas recentes sugerem que o chocolate pode ter alguns benefícios à saúde.

O chocolate recebe muita crítica por causa de seu alto teor de gordura e açúcar. Seu consumo tem sido associado a acne, obesidade, hipertensão, doença arterial coronariana e diabetes.

No entanto, de acordo com uma revisão dos efeitos do chocolate na saúde publicada no Netherlands Journal of Medicine, nem tudo são más notícias.

Os autores apontam para a descoberta de que o cacau, o ingrediente chave do chocolate, contém compostos fenólicos biologicamente ativos.

Isso mudou a visão das pessoas sobre o chocolate e estimulou pesquisas sobre como ele pode afetar o envelhecimento e condições como estresse oxidativo, regulação da pressão arterial e aterosclerose.

O potencial antioxidante do chocolate pode ter uma série de benefícios à saúde. Quanto mais alto o teor de cacau, como no chocolate amargo, mais benefícios existem. O chocolate amargo também pode conter menos gordura e açúcar, mas é importante verificar o rótulo.

Comer chocolate pode ter os seguintes benefícios:

  • Reduzindo os níveis de colesterol
  • Prevenindo declínio cognitivo
  • Reduzindo o risco de problemas cardiovasculares


É importante notar que os possíveis benefícios para a saúde mencionados abaixo vieram de estudos individuais. Mais pesquisas são necessárias para confirmar que comer chocolate pode realmente melhorar a saúde das pessoas.

Além disso, as barras de chocolate não contêm apenas cacau. Os benefícios e riscos de quaisquer outros ingredientes, como açúcar e gordura, devem ser considerados.
 

1) Colesterol

Um estudo, publicado no The Journal of Nutrition, sugere que o consumo de chocolate pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecido como “colesterol ruim”.

Os pesquisadores começaram a investigar se as barras de chocolate contendo esteróis vegetais (PS) e flavonóis de cacau (FC) têm algum efeito sobre os níveis de colesterol.

Os autores concluíram: “O consumo regular de barras de chocolate contendo PS e FC, como parte de uma dieta com baixo teor de gordura, pode apoiar a saúde cardiovascular, reduzindo o colesterol e melhorando a pressão arterial.”
 

2) Função cognitiva

Cientistas da Harvard Medical School sugeriram que beber duas xícaras de chocolate quente por dia pode ajudar a manter o cérebro saudável e reduzir o declínio da memória em pessoas mais velhas.

Os pesquisadores descobriram que o chocolate quente ajudou a melhorar o fluxo sanguíneo para as partes do cérebro onde era necessário.

O autor principal, Farzaneh A. Sorond, disse:

Como diferentes áreas do cérebro precisam de mais energia para realizar suas tarefas, também precisam de maior fluxo sanguíneo. Esta relação, chamada de acoplamento neurovascular, pode desempenhar um papel importante em doenças como o Alzheimer.

Os resultados de um experimento de laboratório, publicado em 2014, indicaram que um extrato de cacau, denominado lavado, pode reduzir ou prevenir danos às vias nervosas encontradas em pacientes com doença de Alzheimer. Este extrato pode ajudar a retardar os sintomas, como declínio cognitivo.

Outro estudo, publicado em 2016 na revista Appetite, sugere que comer chocolate pelo menos uma vez por semana pode melhorar a função cognitiva.
 

3) Doença cardíaca

Uma pesquisa publicada no The BMJ sugere que o consumo de chocolate pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas em um terço.

Com base em suas observações, os autores concluíram que níveis mais elevados de consumo de chocolate podem estar associados a um menor risco de doenças cardiometabólicas.

Eles pedem mais estudos experimentais para confirmar se o consumo de chocolate é benéfico.
 

4) Derrame

Cientistas canadenses, em um estudo envolvendo 44.489 indivíduos, descobriram que pessoas que comeram uma porção de chocolate tinham 22% menos probabilidade de sofrer um derrame do que aquelas que não o fizeram. Além disso, aqueles que ingeriram cerca de 60 gramas de chocolate por semana tiveram 46% menos probabilidade de morrer de derrame.

Outro estudo, publicado na revista Heart em 2015, acompanhou o impacto da dieta na saúde a longo prazo de 25.000 homens e mulheres.

As descobertas sugerem que comer até 100 gramas (g) de chocolate por dia pode estar relacionado a um risco menor de doenças cardíacas e derrame.
 

5) Crescimento e desenvolvimento fetal

Comer 30 g de chocolate todos os dias durante a gravidez pode beneficiar o crescimento e desenvolvimento do feto, de acordo com um estudo apresentado no Encontro de Gravidez 2016 da Sociedade de Medicina Materno-Fetal em Atlanta, GA.
 

6) Desempenho atlético

O chocolate pode ajudar os atletas a percorrerem mais distâncias usando menos oxigênio.

As descobertas publicadas no The Journal of the International Society of Sports Nutrition sugerem que um pouco de chocolate amargo pode aumentar a disponibilidade de oxigênio durante o treinamento físico.

Pesquisadores que estudaram ciclistas fazendo contra-relógio no Reino Unido descobriram que “Depois de comer chocolate amargo, os ciclistas usaram menos oxigênio ao pedalar em ritmo moderado e também cobriram mais distância em um contra-relógio de dois minutos”.

Os cientistas acreditam que o sucesso do chocolate amargo, nesse caso, é que ele contém flavonóis conhecidos como epicatequinas, que potencializam a liberação de óxido nítrico no corpo. O suco de beterraba tem efeito semelhante.
 

Chocolate
 

Chocolate branco vs. preto

Os fabricantes de chocolate light, ou de leite, afirmam que seu produto é melhor para a saúde porque contém leite, e o leite fornece proteínas e cálcio. Os defensores do chocolate amargo apontam para o maior teor de ferro e níveis de antioxidantes em seu produto.
 

Como os nutrientes se comparam?

Aqui estão algumas amostras de níveis de nutrientes em chocolate claro e escuro,
 

Nutriente Branco (100 g) Preto (100 g)
Energia 531 kcal 556 kcal
Proteína 8,51 g 5,54 g
Carboidrato 58 g 60,49 g
Gordura 30,57 g 32,4 g
Açúcares 54 g 47,56 g
Ferro 0,91 mg 2,13 mg
Fósforo 206 mg 51 mg
Potássio 438 mg 502 mg
Sódio 101 mg 6 mg
Cálcio 251 mg 30 mg
Colesterol 24 mg 5 mg














 

 


Quanto mais escuro o chocolate, maior a concentração de cacau e, portanto, em teoria, maior será o nível de antioxidantes que haverá na barra.

No entanto, os nutrientes variam amplamente nas barras de chocolate disponíveis no mercado, dependendo da marca e do tipo que você escolher. É melhor verificar o rótulo se quiser ter certeza dos nutrientes.

Chocolates sem açúcar e produtos 100% cacau estão disponíveis para compra on-line e em alguns supermercados e lojas de alimentos naturais.
 

Riscos e precauções

O chocolate com alto teor de açúcar pode causar cáries se ingerido em excesso.

O chocolate pode ter benefícios para a saúde, mas também pode ter alguns efeitos negativos.

Ganho de peso: alguns estudos sugerem que o consumo de chocolate está relacionado com a redução do índice de massa corporal (IMC) e da gordura corporal central. No entanto, o chocolate pode ter um alto teor de calorias devido ao seu teor de açúcar e gordura. Quem está tentando emagrecer ou manter o peso deve limitar o consumo de chocolate e verificar o rótulo do seu produto preferido.

Teor de açúcar: o alto teor de açúcar da maioria dos chocolates também pode causar cáries.

Risco de enxaqueca: algumas pessoas podem sentir um aumento nas enxaquecas ao comer chocolate regularmente devido ao conteúdo de tiramina, histamina e fenilalanina do cacau. No entanto, a pesquisa é mista.

Saúde óssea: há algumas evidências de que o chocolate pode causar má estrutura óssea e osteoporose. Os resultados de um estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, descobriram que mulheres mais velhas que consumiam chocolate todos os dias tinham menor densidade e força óssea.

Metais pesados: alguns pós de cacau, barras de chocolate e pontas de cacau podem conter altos níveis de cádmio e chumbo, que são tóxicos para os rins, ossos e outros tecidos do corpo.

Em 2017, o Consumer Lab testou 43 produtos de chocolate e descobriu que quase todos os cacau em pó continham mais de 0,3 mcg de cádmio por porção, a quantidade máxima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em suma, comer chocolate pode trazer benefícios e riscos à saúde. Como sempre, a moderação é fundamental.

Este artigo foi publicado originalmente em medicalnewstoday.com