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Dieta do ovo: 3 versões explicadas

A dieta do ovo tornou-se cada vez mais popular devido a relatos de que algumas pessoas bem conhecidas e celebridades perderam peso com sucesso apenas com ovos.

Aparentemente, o marido de Charles Nigella Lawson, Charles Saatchi , perdeu mais de sessenta quilos comendo nove ovos por dia por dez meses.

Há também discussões de que Adrian Brody perdeu 13 kg em seis semanas em preparação para o seu papel em "O Pianista", seguindo a dieta de ovos. Ele explicou desde então que ele seguiu uma variação da dieta onde ele comeu:

  • Ovos para o café da manhã.
  • Um pequeno pedaço de frango grelhado para o almoço.
  • Um pequeno pedaço de peixe com vegetais cozidos no vapor para o jantar.


Noções básicas da dieta de ovos

Existem várias versões da dieta de ovos que estão circulando na Internet. Aqui estão três dos mais populares, incluindo um que deve ser evitado devido à sua grave falta de nutrição.


1) Dieta tradicional de ovos

A versão mais popular da dieta na verdade não consiste em comer apenas ovos, mas envolve obter a maioria da sua proteína a partir de ovos.

Esta dieta é basicamente uma variação na dieta de Atkins, onde o foco está em restringir a ingestão de carboidratos. Nesta versão da dieta você come:Ovo

  • Dois ou mais ovos para o café da manhã juntamente com toranja, vegetais com baixo teor de carboidratos ou proteína magra.
  • O almoço inclui qualquer outra dose de ovos ou uma pequena porção de proteína magra, como peixe ou frango.
  • O jantar inclui qualquer outra dose de ovos ou uma pequena porção de proteína magra, como peixe ou frango.


As saladas e legumes com baixo teor de carboidratos são permitidos conforme desejado.

As frutas são geralmente limitadas de uma a duas vezes por dia.

Os alimentos com carboidratos, como pão, macarrão e batatas, são estritamente limitados.


2) Dieta de ovos e toranjas

Coma apenas ovos cozidos para perder peso, outra versão da dieta é chamada de "Dieta de ovos e toranjas" e isso envolve comer metade de uma toranja com cada refeição.

O resto do plano de dieta é muito semelhante ao descrito acima.


3) Dieta de ovos extrema

A versão mais extrema da dieta envolve comer apenas ovos cozidos e beber água em cada refeição.

Não só as pessoas que vivem diariamente dos ovos cozidos cansam-se rapidamente, mas tornam-se rapidamente malnutridas, mas os ovos têm zero de fibra, o que levaria a uma função intestinal insalubre .

Esta versão deve ser evitada!


Alimentos recomendados

Ovos, proteína magra, vegetais de baixo teor de carboidratos, toranja, frutas limitadas e bebidas sem calorias.

Exemplo de plano de refeição

Ovo

Café da manhã
  • 2 ovos cozidos
  •  ½ laranja
Almoço
  • Frango assado sem pele
  • Salada verde
Jantar
  • Omelete com 2 ovos com espinafre e tomate


Recomendações de exercícios

O exercício não é um requisito para seguir este plano de dieta e a maioria das pessoas vai achar difícil de se exercitar devido à natureza baixa em calorias e baixa em carboidratos do plano de dieta de ovos.


Custos e gastos

Este é um plano de dieta relativamente barato e o único custo pode ser que sua conta de supermercado seja ligeiramente aumentada devido à necessidade de adquirir proteínas magras e legumes frescos.


Prós

  • Dietas ricsa em proteínas e com baixo teor de carboidratos ajudam a reduzir o apetite.
  • Dietas de alta proteína aumentam a taxa de queima de calorias.
  • Os ovos são uma boa fonte de proteínas e vitaminas .
  • Estudos mostram que comer ovos para o café da manhã aumenta a perda de peso.


Contras

  • Não é uma abordagem saudável ou equilibrada para comer.
  • Elimina grupos de alimentos inteiros e muitos vegetais.
  • A falta de carboidratos dificulta a atividade física extenuante.
  • Muitas pessoas experimentam fadiga e náusea durante os primeiros dias da dieta à medida que o corpo se adapta a uma ingestão reduzida de carboidratos.
  • Comer muitos ovos pode causar constipação, flatulência e mau hálito.
  • O tédio da dieta pode reduzir a capacidade de manter o programa.
  • Não é sustentável como um plano de vida para o gerenciamento de peso saudável.
  • É provável que qualquer perda de peso seja recuperada após um retorno à alimentação normal.
  • Os ovos são ricos em colesterol, mas seu debate é seu efeito sobre o colesterol no sangue.


Apenas outra dieta de moda?

A dieta do ovo é essencialmente uma dieta de moda, especialmente a versão que não permite a variedade nutricional. Embora a perda de peso rápida provavelmente ocorrerá, é provável que todo esse peso seja recuperado após a conclusão da dieta.

Obviamente, comer ovos sozinho não é uma maneira saudável de perder peso e a versão extrema desta dieta é muito perigosa para a saúde. Os dieters arriscam não apenas a deficiência nutricional, mas também a grave interrupção da saúde e do bem-estar.

Este artigo foi publicado originalmente em diet-blog.com